quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Investimentos em mídia no interior.

Trabalhar dentro de uma agencia de interior é realmente um desafio, mas nem por isso é menos prazeroso do que viver em um grande mercado. Os desafios existem aos montes e se fazer um publicitário e deixar a imagem de comercializador de mídia e principalmente de oportunista é um dos maiores desafios.

Trabalhar no interior é algo muito complexo, pois a sociedade empresarial ainda, em sua maioria, não tem a visão de que uma agência pode fazer pelo seu negocio e muitas das vezes nem do que seja uma agencia. A abordagem, a comunicação e todo o relacionamento de cliente e agência são uma relação muito delicada e a partir do momento em que o cliente confie em você ele irá cobrar que essa confiança valha de alguma coisa.

As opções de mídia são muito escalas e quase sempre a
criatividade tem que entrar em cena, o que sempre é ótimo. Apesar de nossa cidade, Patos de Minas, possuir uma emissora local de TV, várias rádios, jornal impresso, vários sites de notícias e algumas outras formas de mídia tradicionais o mercado ainda é um pouco defasado quanto a opções para se investir. A explicação para esta afirmação é simples, apesar de todos estes veículos a porcentagem de retorno mediante um investimento na maioria deles é mínima, desse jeito, entra a criatividade já citada aliada a um excelente planejamento.

Para dificultar ainda mais a situação quase que diariamente ficamos sabendo de agencias que entraram em conflito com veículos e fornecedores quando o assunto é o pagamento das comissões de agenciamento. O interior ainda não tem a visão de que a agência é um cliente especial que pode ser extremamente positivo para eles, os veículos e fornecedores nos vêm como concorrentes, o que infelizmente acaba atrapalhando o serviço de ambos.

Que o planejamento sempre deve andar aliado a mídia todos nos já sabemos mais ao se falar do mercado de interior esse casamento deve ser ainda mais firme. As empresas não conhecem um planejamento e raramente fazem ações que sejam esporádicas ou de acordo com as necessidades de seu estabelecimento como promoções ou pontas de estoque. O diferencial que podemos apresentar é realmente este, planejar em provar para o cliente através de número que dessa forma as suas ações serão mais vistas e que graças a isso ele terá mais sucesso em seu empreendimento.

Colocar em um papel todos os custos, todas as opções de mídias, deixar bem claro as vantagens e desvantagens de cada veiculo e principalmente através de um estudo conseguir calcular a abrangência, e dessa forma a repercussão de qualquer coisa que seja feita é uma forma de conquistar o cliente não só do interior mais como de qualquer cidade por um bom tempo.

Uma outra dificuldade é que as empresas não tem a visão de investir em publicidade/mídia e quanto o fazem é de forma errada e mal aproveitada. Justamente por isso que o inicio de qualquer contato de uma agência com um cliente de interior é complicado, assim como já dito.

Um fato curioso e que somente dificulta ainda mais o nosso serviço e confunde cada vez mais a cabeça do cliente/empresário local e a estranha mania que vários veículos têm de se autonomear lideres de mercado e de audiência. Sem qualquer pesquisa e por conta própria eles mesmos se intitulam lideres e afirmam serem os mais assistidos/ouvidos/lidos... isso tudo sem qualquer dado ou estática que comprove tal afirmação. Como todos da cidade se conhecem pelo fato de estarmos no interior todos se conhecem muitas das vezes essa se torna a porta de entrada para que pessoas sem conhecimento e preparo afundem pequenos e micro empresários que compram estas idéias infundadas.

Depois deste estrago feito o cliente se torna calejado quanto a investir em publicidade, afinal quando se faz algo sem preparo e que da um resultado totalmente negativo e ao contrário do que se esperava a reação de não acreditar mais em publicidade é mais do que natural. Fatos como este são comum em nossa cidade e dificilmente essa visão de desperdício de dinheiro (quando falamos em novos investimentos) consegue ser substituída por uma mentalidade positiva quando o assunto é publicidade.

O amadorismo e a falta de conhecimento tanto dos clientes quanto dos “profissionais” que os veículos de nossa cidade nos disponibilizam também é um grande fator para que a mudança aconteça. As pessoas se acostumaram sempre com o mesmo, e quase sempre o mesmo é sinônimo de o mais barato possível. Apresentar novas idéias que não tenham o mesmo preço das anteriores é algo extremamente complexo uma vez que as pessoas não querem pagar para terem algo melhor.

Apesar de todas estas dificuldades nem tudo são espinhos, e dessa forma todos os desafios apresentados se tornam ainda um estimulo maior para que nos, como publicitários possamos desbravar esse mercado e mostrar às pessoas que o nosso serviço é um sim um grande diferencial. A cidade conta com várias empresas que tem um excelente potencial que quando bem explorados podem representar um grandioso resultado e retorno.

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