A propaganda política e suas facetas
Com a proximidade do período eleitoral a propaganda política tem inicio das mais diversas formas; seja através do rádio, TV, ou via toneladas de material impresso distribuídas por todas as cidades. Neste momento e hora dos candidatos se apresentarem aos eleitores e mostrar a eles porque merecem seus votos. Altíssimos investimentos são feitos o que de certa forma colabora e muito com a movimentação da economia principalmente quando falamos das vagas de empregos temporários que as eleições geram.
O setor da publicidade é um dos mais favorecidos com esta onda eleitoral uma vez que todos os candidatos precisam de pessoas para estar ao seu lado assessorando-os ou simplesmente precisam de alguém para desenvolver a identidade visual da campanha. Existem ainda os marqueteiros que ganham rios de dinheiro e são capazes das mais ardilosas artimanhas para defender e eleger seus candidatos.
Com tudo o que é feito durante o período de campanha eleitoral a mídia que mais destacada e expõe os candidatos e a televisão, apesar de terem poucos segundos os candidatos se esforçam, ou não, para mostrar o seu melhor e dessa forma convencer os eleitores a lhe depositarem a confiança do voto. O horário eleitoral ainda vem recheado de candidatos impossíveis, dos mais diversos e variados tipos de absurdos e que geralmente, não conseguem se eleger.
Apesar de todos estes pontos apresentados o horário eleitoral e a política como um todo não são feitos só de benefícios. O material gráfico que é feito suja as ruas chegando a provocar inundações uma vez que com a sua distribuição irregular chega a entupir bueiros, as cidades ficam abarrotadas de placas tornando a poluição visual exorbitante sem falar dos escândalos e difamações publicas que chocam a sociedade e os eleitores.
Nestas eleições novas leis foram sancionadas para regularizar a propaganda política como um todo, mais infelizmente na pratica pouca coisa mudou. Verbas suspeitas ainda continuam a financiar campanhas e os políticos “fichas”sujas” continuam a rondar a sociedade brasileira.
Em suma, a propaganda eleitoral se torna necessária sim para que os candidatos possam se tornar conhecidos ; esta é a forma que nos como eleitores teremos conhecimento das propostas e projetos futuros.